Geralmente, a miopia é corrigida com óculos de grau ou lentes de contato, que costumam estabilizar o problema. O que muitas pessoas não sabem é que existem casos onde o grau da miopia pode regredir.
Isso está relacionado a uma série de fatores, desde estresse até esforço ocular excessivo e outras variáveis. Essa alteração é comum em todas as pessoas e não costuma ser superior a 0,25 Dioptria (ou 0,25 grau).
Aumentar o tempo em ambientes abertos, fora de casa e longe de 4 paredes. Quanto mais tempo em ambientes abertos, menos chance de aumentar o grau. Os estudos recomendam que, idealmente, as pessoas fiquem pelo menos 2 horas por dia nesses locais. Seja para fazer uma atividade física, caminhar, brincar, o que for.
De fato, os óculos e as lentes melhoram consideravelmente o bem-estar das pessoas míopes. Porém, a regressão só é possível por meio de cirurgia. Porém, vale ressaltar alguns detalhes que podem interferir nessa interpretação. Primeiro, nem sempre o diagnóstico é feito da maneira correta.
Em muitos casos, o uso de óculos para esse grau não é estritamente necessário, especialmente se você não está apresentando sintomas significativos, como dor de cabeça, fadiga ocular ou dificuldades visuais em atividades específicas.
Geralmente, a miopia se desenvolve e progride ao longo da adolescência, e se estabiliza por volta dos 18 a 21 anos. Mas cada caso varia muito, podendo haver aumento de grau até além dos 30 anos. É importante ressaltar que estabilizar não garante que o distúrbio nunca mais irá voltar a ocorrer.
Existem estudos mostrando que o excesso de leitura em celulares e tablets pode favorecer o aparecimento de miopia ou sua piora, em alguns casos. O recomendável, segundo os mesmos estudos, é a permanência 2 a 3 horas por dia, alternadamente, nestes dispositivos.
Há evidências de que os óculos multifocais podem reduzir ligeiramente a taxa de progresso da miopia. As lentes bifocais, por sua vez, estão associadas a reduções substancialmente maiores.
É muito simples: Para cada 20 minutos que você passar na frente de uma tela, faça uma pausa e passe 20 segundos olhando para algum objeto mais distante. A distância ideal para este objeto é de cerca de 6 metros.
Dito isso, o valor da cirurgia de miopia depende de diferentes fatores, como o médico que realizará o processo, o local (clínica), a região (estado e cidade) e assim por diante. Mas, em geral, uma cirurgia de miopia custa em média R$ 6.000, para ambos os olhos (valor atualizado para 2023).
A Ortoceratologia é uma alternativa segura e eficaz para corrigir problemas de visão, como miopia, sem recorrer à cirurgia invasiva. A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um alerta ao denominar a miopia como uma "epidemia silenciosa".
De acordo com Ventura, não é possível, naturalmente, parar de usar óculos, não há fórmulas ou receita, não há comprovação científica. "Uma pessoa que precisa usar óculos deve usá-los para ter melhor visão e evitar riscos de acidentes, como quedas, por não enxergar bem.
Ter quantos graus de miopia é perigoso? Ter acima de 6 graus de miopia é classificado como alta miopia. A alta miopia é associada a maiores riscos, como descrito acima. Quanto maior o grau, maior o risco.
Porém, devido a diversos fatores que podem interferir no controle do crescimento ocular e do avanço da miopia, podem ocorrer aumentos de grau até os 30 anos de idade e além. Para acompanhar essa possível evolução, é fundamental contar com a avaliação anual de um oftalmologista.
Miopia. Em pessoas com miopia, não usar óculos de grau pode acarretar em ressecamento dos olhos, visão prejudicada e fortes dores de cabeça. Além desses sintomas, não haverá aumento do grau por não utilizar o acessório corretivo.
Segundo Rocha, alguns exercícios podem, sim, proporcionar uma pequena melhora a problemas como estrabismo e dificuldades visuais, porém, é necessário que o indivíduo se dedique e realize com frequência as atividades propostas.
O procedimento mais comum para a correção da miopia atualmente é a cirurgia a laser, porém não é indicada para casos de alta miopia. Para sua realização – ou de qualquer outro procedimento que vise esse objetivo – é recomendável esperar o grau estabilizar, o que acontece mais ou menos aos 21 anos.
Normalmente, o período que a miopia, astigmatismo e hipermetropia se estabiliza é entre 18 e 21 anos, podendo sofrer alterações por conta de alguns fatores. Essa mudança pode ocorrer em anualmente ou demorar até 30 anos para oscilar.
Falta de atividades ao ar livre e exposição insuficiente à luz natural estão associadas a um maior risco de desenvolver miopia ou agravar a miopia existente. A luz natural parece ter um efeito protetor contra a progressão da miopia.
Não! O uso de óculos não aumenta o seu grau (tampouco diminui). Não existe relação comprovada do uso deste com a progressão de grau, tendo em vista que não possui a função de tratamento, e sim de ajuste e conforto para a visão.
Qual a idade mínima para fazer a cirurgia de miopia?
Alguns especialistas em oftalmologia afirmam que a idade de 18 anos é a mínima para a realização da cirurgia de miopia, enquanto alguns profissionais mais conservadores preferem esperar até que seus pacientes completem 21 anos para ter o grau estabilizado e, assim, fazer a intervenção de maneira segura.