Elas são chamadas de lagartixas ou "limpa casas" e não prejudicam ninguém. Elas se alimentam de insetos e são um controle natural de pragas como baratas, sem necessidade de inseticidas. Elas também COMEM aranhas, moscas e mosquitos, até escorpiões. São verdadeiras heroínas.
"Pelo contrário, as lagartixas são animais que trazem benefícios, pois se alimentam de insetos como moscas, pequenas mariposas, traças e mosquitos - inclusive o mosquito transmissor da dengue", afirma.
A lagartixa transmite alguma doença? Como dito, a lagartixa pode ser portadora da salmonela, uma bactéria que causa diarreia, vômito, cólica e pode até ser fatal para humanos. Entretanto, se você não encostar no animal ou lavar bem as mãos após o contato, muito provavelmente não correrá riscos de contaminação.
As lagartixas podem transmitir doenças e carregar certos parasitas, como a giardíase, que pode infectar você, sua família e seus animais de estimação caso não seja tratada corretamente. Por isso, é importante evitar que as lagartixas se tornem um problema mais sério na sua casa.
Elas vivem até 8 anos, e sua reprodução pode ocorrer mais de uma vez por ano, onde cada fêmea da origem a 2 ovos com cerca de 10mm de diâmetro por ninhada. Como já mencionei, as Lagartixas pertencem ao grupo dos répteis, junto com as tartarugas, cobras e jacarés.
A lagartixa doméstica não possui veneno. Respondendo a outra dúvida muito comum, elas também não mordem nem atacam seres humanos e outros animais, contando com uma estratégia bastante peculiar para se defenderem de predadores. Por isso, não precisa ter medo!
As lagartixas são animais que adoram locais úmidos e escuros para se esconderem. Por isso, é importante fazer a vedação de fissuras e rachaduras nas paredes. Além disso, vedar frestas em portas e janelas ajuda a manter o animal do lado de fora da sua casa.
A presença destes animais em casa pode ser observado como algo positivo. Ao visitarem o seu lar, elas levam energias positivas, limpas e saudáveis, que pode ser um prenúncio de que as coisas vão bem para você e sua família.
Fonte: Arquivo pessoal. A figura apresenta fezes de lagartixas, que chamam a atenção por terem pontas esbranquiçadas. Isso ocorre porque répteis apresentam cloaca, que recebe resíduos do sistema digestório e produtos do sistema excretor.
O pesquisador João Justi Jr., do Instituto Biológico de São Paulo,diz que uma maneira de tentar reduzir o aparecimento de lagartixas é trocar algumas lâmpadas comuns por lâmpadas de luz amarela, que não atraem insetos, na parte externa da casa. “Isso reduzirá a atração de insetos, que são alimento das lagartixas.
A visão dessa espécie é bastante especializada, fazendo com que os animais consigam enxergar longe. Aliás, é importante dizer que os lagartos enxergam mais cores do que os seres humanos. Estes animais possuem quatro tipos de cones, as células que diferenciam as cores na visão.
Existem diversos repelentes que podem ser utilizados para espantar lagartixas sem causar danos a elas. Por exemplo, o uso de óleos essenciais como o de hortelã-pimenta, citronela e lavanda pode ser eficaz para afastar esses répteis.
Ao escolher o momento ideal para a postura dos ovos, as fêmeas escolhem fendas em rochas, buracos de árvores, telhados, vãos de paredes, janelas, entre outros e depositam seus ovos em grupos formando um tipo de “ninho” para proteger os ovos. Os ovos das lagartixas têm coloração branca e casca flexível.
As lagartixas são carnívoras, que se alimentam de insetos (insetívoros) durante a noite. Em áreas urbanas, esses predadores se adaptaram para caçar perto de luzes artificiais — que atraem insetos voadores.
Chamada de lagartixa-de-crista, ela oferece um sorriso de boca cerrada a todos os que vê e pode mudar de cor, variando entre tons de marrom, verde, cinza, vermelho e laranja.
Elas são uma grande aliada para o controle de pragas domésticas, já que o réptil se alimenta de aranhas, traças, baratas e mosquitos. A presença desse réptil em sua casa vai, consequentemente, diminuir a necessidade de pesticidas, inseticidas e outros produtos para controle de pragas.
🦎 As lagartixas, especialmente as domésticas, são inofensivas para os humanos e podem ser bem úteis dentro de casa. Elas não fazem barulho, não são venenosas, não mordem nem picam.
O que acontece quando uma lagartixa perde a cauda?
A perda da cauda é um processo natural, conhecido como autotomia, e se trata de um mecanismo de defesa contra predadores (assista, ao fim da matéria, a um lagarto despistando um corvo com essa técnica). Quando uma lagartixa é atacada, ela pode contrair alguns músculos da cauda, fazendo-a se descolar do corpo.