A Inscrição Estadual paga imposto?

A Inscrição Estadual serve para o recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e emitir Nota Fiscal de Produto (NF-e). Quando é necessário para o tipo de negócio, o empreendedor recebe esse número, semelhante ao CNPJ. Dessa forma, a empresa é regularizada perante à Receita Federal.
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Quem tem inscrição estadual paga Imposto?

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) é apurado apenas para as empresas que têm a Inscrição Estadual registrada – esse é um tributo recolhido diretamente pelo Estado.
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Qual a vantagem de ter inscrição estadual?

Como explicamos, a Inscrição Estadual serve para calcular o ICMS e controlar a circulação de mercadorias no estado. Dessa forma, apenas empresas que façam a venda de produtos físicos devem se cadastrar na Inscrição Estadual e pagar o ISS.
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Quando a inscrição estadual é isenta?

Será isento de inscrição estadual aquela empresa que não tem incidência de ICMS em suas operações. A empresa não terá incidência de ICMS em seus produtos e serviços, quando estes não estiverem classificados no artigo 155, item II, da Constituição Federal. É comum serem isentos: Organizações Não Governamentais – ONG.
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Qual o custo para ter inscrição estadual?

A inscrição é gratuita e o contribuinte passa a ter o seu negócio regular junto à Secretaria de Estado da Fazenda, além disso o registro é a garantia que identifica se um estabelecimento é regular.
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É obrigatório ter inscrição estadual?

A Inscrição Estadual é obrigatória apenas para os seguintes tipos de negócio, incluindo MEI: Empresas que vendem mercadorias – seja presencialmente ou online; Prestadoras de serviço de transporte interestadual ou intermunicipal; Prestadoras de serviço de comunicação.
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Quanto tempo leva para sair a inscrição estadual?

Dessa forma, é possível conferir o prazo oficial determinado pelo órgão. Por exemplo, alguns estados levam entre 15 e 30 dias úteis, já outros emitem a Inscrição Estadual em 10 dias úteis.
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Quem tem direito à isenção de inscrição estadual?

A isenção de Inscrição Estadual é um direito que empresas contribuintes do ICMS, mas que por um motivo ou outro estão dispensadas e até mesmo proibidas de ter uma IE. A Inscrição Estadual é o registro de formalização de uma pessoa jurídica à SEFAZ de cada um dos 27 estados (e Distrito Federal).
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Como saber se o IE é isento?

Se um dia você precisar comprovar que a sua empresa está isenta da IE, basta alguns cliques:
  1. Entre no site no Sintegra, e clique sob o estado da sua empresa;
  2. Depois escolha um tipo de identificador (como o CNPJ, por exemplo);
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Para que serve a inscrição estadual?

A Inscrição Estadual (IE) é atribuida aos contribuintes paulistas de ICMS e permite ao estabelecimento a emissão de Notas Fiscais. O Cadesp (Cadastro de Contribuintes de ICMS do Estado de São Paulo) contempla os dados de todos os estabelecimentos que possuem IE.
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Sou MEI preciso ter inscrição estadual?

O Microempreendedor Individual (MEI) deverá solicitar a abertura da Inscrição Estadual ou a alteração cadastral diretamente no Portal do Empreendedor.
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A Inscrição Estadual tem validade?

A validade da Inscrição Estadual pode ser consultada de diferentes formas dependendo do estado brasileiro em que a empresa esteja localizada, já que cada estado possui sua própria administração tributária e sistemas de consulta.
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Como saber se a empresa é obrigada a ter inscrição estadual?

São obrigadas a ter inscrição estadual todas as empresas e pessoas físicas que vendem produtos físicos, pois elas devem recolher ICMS. É o caso de varejistas, e-commerces e indústrias. Empresas que vendem produtos que não são físicos normalmente são isentas de inscrição estadual, já que não recolhem ICMS.
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Qual a vantagem da inscrição estadual?

Ela é obrigatória para a comercialização de produtos físicos. Este registro, que é composto por nove dígitos, é essencial para a emissão de notas fiscais e o recolhimento do ICMS. Além disso, é uma forma de garantir que o estabelecimento é regular. Não há taxa para abertura de uma Inscrição Estadual.
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Tem como emitir nota fiscal sem inscrição estadual?

A NF-e Avulsa somente pode ser emitida por empresas que possuam Inscrição Estadual ativa no estado, inclusive as enquadradas no MEI. A NF-e Avulsa não pode ser emitida por não-contribuintes do ICMS.
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Quem paga o imposto estadual?

Quem paga o ICMS? Qualquer pessoa, física ou jurídica, que realize operações de circulação de mercadorias e esteja englobada nos exemplos acima tem de pagar o tributo. Quando uma água é comprada no supermercado, há ICMS embutido no preço. O valor da alíquota do ICMS é estipulado de acordo com cada estado.
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Quem tem IE paga ICMS?

Sim. O Micro Empreendedor Individual é um contribuinte isento. Apesar dele não possuir inscrição estadual, ele pode exercer atividade de comércio ou revenda de mercadoria. Prefeituras e ONGs também são considerados contribuintes isentos.
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Quais empresas são isentas de inscrição estadual?

Em maioria, os Microempreendedores Individuais, as Organizações Não Governamentais e as Prefeituras são exemplos de isentos da inscrição estadual.
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Qual a diferença entre inscrição estadual isenta e não contribuinte?

Na maioria dos casos, os clientes não contribuintes são pessoas físicas. Ou seja, um não contribuinte pode ter inscrição estadual ou não; Uma empresa que é contribuinte isento é dispensada ou proibida de ter uma inscrição estadual.
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Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição?

Poderá ser beneficiado com a isenção de pagamento o candidato que, estiver inscrito no Cadastro Único e for membro de família de baixa renda (com renda mensal per capita de até meio salário mínimo ou a que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos).
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Como provar que sou isento de inscrição estadual?

Como solicitar a declaração de isenção de Inscrição Estadual
  1. Acesse o site da SINTEGRA;
  2. Selecione o estado em que o CNPJ está registrado, abrirá o site da SEFAZ;
  3. Preencha as informações solicitadas na tela e clique em “Consultar”;
  4. Imprima a sua declaração de isenção de Inscrição Estadual.
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Quando o CNPJ não tem inscrição estadual, o que fazer?

De forma geral, você pode seguir estes passos:
  1. Acessar o site da Prefeitura onde está sediado seu CNPJ;
  2. Buscar o portal do Empreendedor ou semelhante;
  3. Acessar sua conta com seu CNPJ;
  4. Buscar o campo de Emissão de Notas Fiscais;
  5. Preencher os campos de cliente, tipo e descrição de atividade e valor do serviço.
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Quem é MEI tem inscrição estadual?

A inscrição estadual é gerada apenas para contribuintes do ICMS, ou seja, microempreendedores que exerçam as ocupações previstas para o ICMS e constantes do Anexo XI da Resolução do CGSN 140/2018.
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Como liberar a inscrição estadual?

Caso sua Inscrição Estadual esteja não habilitada de fato, você deve contatar a SEFAZ do estado sede da empresa para averiguar o motivo e poder regularizar suas pendências. Só após a regularização e atualização do sistema, será possível habilitar a IE e emitir notas fiscais novamente.
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Como posso emitir minha Inscrição Estadual?

Para obter a Inscrição Estadual, você deve acessar o site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do seu estado e fornecer os seguintes dados:
  1. RG;
  2. CPF;
  3. Comprovante de endereço de empresa e residência;
  4. Fotos do estabelecimento;
  5. Alvará de funcionamento;
  6. E-mail válido;
  7. Certificado de MEI (quando houver).
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