Apesar da gravidade que a doença pode atingir, é extremamente raro que ela seja fatal, especialmente se houver um acompanhamento médico apropriado. A hérnia de hiato consiste em um abaulamento do estômago em direção ao tórax por meio do hiato, um orifício existente no diafragma que interliga o tórax e abdômen.
Nestes casos mais graves, podem aparecer úlceras (Úlceras de Cameron) que apresentam sangramento lento e geram anemia por deficiência de ferro. Como a região afetada fica próxima a via respiratória, há risco de aspiração pulmonar.
Esse tipo de hérnia é menos comum, mas pode ser perigosa porque o estômago pode ficar "estrangulado", o que significa que o suprimento de sangue é cortado, gerando nestes casos um alto risco para a vida e necessidade de cirurgia de emergência.
Dor no peito: Pode ser confundida com dor de origem cardíaca. Dificuldade para engolir: Especialmente com alimentos sólidos. Isso acontece principalmente nas hérnias maiores ou mais complexas. Em casos mais graves, a hérnia de hiato pode causar sangramento interno, levando à anemia.
Uma hérnia de hiato paraesofágica não costuma causar sintomas, mas pode ficar presa ou comprimida pelo diafragma, não recebendo sangue. Esta doença, séria e dolorida, chamada estrangulamento, requer cirurgia imediata. Os sintomas podem incluir dor no peito, inchaço, eructação e dificuldade em engolir.
Dr. Felipe Ades - Hérnia de hiato é um fator de risco para câncer de esôfago ou estômago?
Como saber se a hérnia de hiato estourou?
Diagnóstico da hérnia de hiato
Já as hérnias maiores podem gerar manifestações como desconforto abdominal, azia, vômito, irritação na garganta, fadiga, arrotos, dificuldades para engolir e, até mesmo, dores no peito.
Qual o melhor remédio para hérnia de hiato no estômago?
Em alguns casos, o gastroenterologista também pode receitar remédios protetores gástricos, como omeprazol ou pantoprazol, para proteger as paredes do esôfago e aliviar os sintomas.
O tratamento dos sintomas relacionados à hérnia de hiato pode ser feito com medicamentos, alterações em hábitos alimentares e estilo de vida, além de cirurgia em casos específicos.
A hérnia de hiato pode gerar sintomas quando o conteúdo de dentro do estômago sobe em direção ao esôfago (refluxo gastroesofágico). As queixas mais comuns são: azia e queimação (sensação de amargor na boca), dor no peito, arrotos, sensação de estufamento, náuseas, soluços.
Reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, frituras e gorduras; Dar preferência para uma alimentação rica em fibras; Evitar o café, tabaco e bebidas alcoólicas. Dormir com a cabeceira da cama mais elevada.
A hérnia de hiato pode matar? É improvável que a hérnia de hiato possa matar. Em casos muito raros, as hérnias grandes podem causar uma torção no estômago, conhecida como volvo gástrico e que resulta em dor, sangramento ou mesmo perfuração e infecção de tecidos.
Quanto tempo a pessoa fica boa com a cirurgia de hérnia de hiato?
O retorno às atividades rotineiras pode variar de paciente para paciente. Em geral, após cerca de duas semanas, a maioria dos pacientes pode retomar sua rotina.
As complicações da hérnia inguinal também exigem intervenção cirúrgica. Mas as chances de sucesso são menores. No caso de estrangulamento intestinal, o risco de morte é de 20%.
Quando é necessária a cirurgia? A cirurgia de hérnia de hiato é necessária na presença de hérnia volumosa, ou seja, de tamanho maior ou igual a 5 centímetros ou quando o refluxo gastroesofágico não pode ser bem controlado com medicação e mudança do estilo de vida.
A hérnia de disco é mais comum na região lombar, porém é mais perigosa na cervical. Até 80% dos casos são tratáveis, sem necessidade de cirurgia. "Ela pode comprometer a medula como um todo. Então, se ela comprime a medula e gera alguma dificuldade de marcha, fraqueza de um braço, isso é grave.
Na maioria das vezes, a Hérnia de Hiato é pouco sintomática ou mesmo negligenciada pela população, por isso, é preciso estar atento aos principais sintomas: Azia, eructação (liberação de gases), regurgitação de alimentos, sinais relacionados com má digestão, desgaste anormal do esmalte dentário, halitose (mau cheiro na ...
A maioria das hérnias tanto da parede abdominal, quanto as hérnias de hiato ou estômago podem crescer com o passar dos anos. Esse crescimento geralmente é lento. Atividades repetitivas de muito esforço ou aumento da pressão abdominal, bem como ganho de peso podem acelerar um pouco esse processo.
O único tratamento resolutivo para a hérnia hiatal por deslizamento é a cirurgia. O uso de medicamentos, como protetores gástricos e antiácidos, e mudanças de hábitos alimentares, tratam os sintomas e são geralmente a primeira linha de tratamento.
O tratamento envolve tomar os medicamentos utilizados para refluxo ácido, como Omeprazol, Pantoprazol, Lanzoprazol, entre outros. Dependendo do tipo da hérnia e do seu tamanho, uma cirurgia para correção pode ser necessária.
Quanto custa uma cirurgia de hérnia de hiato particular?
O valor da Cirurgia de Hérnia de Hiato pode variar bastante, começando a partir de R$ 12.000,00, especialmente em hospitais particulares de alta qualidade.
O café e o cigarro aumentam a acidez estomacal. O chocolate e a hortelã tendem a relaxar o esfincter do hiato. Alimentos ricos em fibras, como cereais e pães integrais, vegetais e frutas frescas podem ser grandes aliados dos portadores de hérnia hiatal.
Como posso saber se minha hérnia de hiato está inflamada?
Sensação de que vai vomitar; Sensação de que a comida demora tempo demais para ser digerida; Dificuldade para engolir; Sintomas de refluxo gástrico no geral, como tosse, rouquidão, dores de garganta e mau hálito.
De que maneira a hérnia pode desaparecer? A hérnia pode desaparecer caso seja tratada com um procedimento cirúrgico. Esta é a única maneira de resolver a condição e acabar com os sintomas.