A graça santificante é um dom habitual, uma disposição estável e sobrenatural para aperfeiçoar a própria alma e torná-la capaz de viver com Deus, agir por seu amor. Há uma distinção entre graça habitual e graça atual.
A definição tradicional da palavra “Graça” é a de “favor imerecido”. Sendo definitivamente isso, eu acredito que é muito mais. A palavra Graça é usada 323 vezes na Bíblia portuguesa, e refere-se a favor, integridade, perdão, redenção e poder.
A graça de Deus é dada pelo bem de todas as pessoas, em vista da salvação, como dom e responsabilidade humana. É sempre Deus quem dá a graça, colaborando para que a vida se concretize na paz e no amor a Deus, ao próximo como a si mesmo.
A Bíblia nos ensina que a graça é um presente de Deus, oferecido a nós por meio de Jesus Cristo. Em Efésios 2:8-9, está escrito: 'Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé; isso não vem de vocês, é dom de Deus. '
Graça revela INTIMIDADES e dá dicas para Maico e Briti! | Carentena Tô De Graça
O que Paulo falou sobre a graça?
O apóstolo Paulo ouviu do Senhor Jesus o que está escrito em 2 Coríntios, capítulo 12, verso 9: “Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.” Profetizo ao seu coração as mesmas palavras que o apóstolo Paulo ouviu, porque elas pertencem não só a ele, mas são, também, patrimônio ...
A graça é o auxílio divino e a força que recebemos por meio da Expiação de Jesus Cristo. Por meio da graça, somos salvos do pecado e da morte. Além disso, a graça é um poder capacitador que nos fortalece a cada dia e nos ajuda a perseverar até o fim.
Pelo Batismo, o cristão participa na graça de Cristo e como “filho adotivo” pode chamar Deus de “Pai” em união com o Filho único. A graça de Cristo é o dom gratuito que Deus nos faz de sua vida infundida pelo Espírito Santo em nossa alma, para curá-la do pecado e santificá-la.
O Espírito Santo é o Espírito da Graça. A graça é o poder do Espírito Santo para fazer com facilidade aquilo que não podemos fazer com esforço. Em primeiro lugar, porém, é o poder que nos capacita a estarmos em paz com Deus para que Ele possa viver em nós e possamos nos tornar a Sua casa.
Graça é a emanação de Deus, é o Senhor se fazendo Deus em nós. Bênção é a concretização disso. A graça se concretiza na bênção. Podemos pedir sobre nós a bênção de Deus.
438) o dom pode ser considerado como “qualquer habilidade que é concedida pelo Espírito Santo e usada em qualquer ministério na igreja”. A partir destas definições pode se entender que os dons tanto se relacionam com capacidades espirituais quanto com milagres como profecias, milagres de cura e etc.
Vida eterna é o dom supremo que Deus nos oferece. Não é apenas a continuidade da existência, mas a plenitude da vida em comunhão com Ele. Que nossas ações diárias reflitam essa esperança e nos aproximem cada vez mais dessa promessa divina.
A graça de Deus é dada pelo bem de todas as pessoas, em vista da salvação, como dom e responsabilidade humana. É sempre Deus quem dá a graça, colaborando para que a vida se concretize na paz e no amor a Deus, ao próximo como a si mesmo.
O poder da graça de Deus manifestou-se na terra em favor dos homens. Essa graça libertou-nos do pecado e da lei. Agora os que vivem na graça são livres, pois se o Filho (a graça) o libertou, então é uma pessoa livre da condenação eterna.
A graça nos ensina a viver de maneira sensata e justa, mesmo em meio à maldade e à corrupção desse mundo. A verdadeira graça de Deus exalta a suficiência da obra de Cristo Jesus e nos ensina a viver em completa dependência a Cristo. A graça de Deus nos conduz numa vida de fé, amor, santidade e esperança.
Por fim, o próprio Deus se entregou na pessoa de Jesus para resgatar a humanidade, esta ação salvífica exposta de maneira clara na vida, morte e ressurreição de Cristo se consuma como a manifestação suprema da graça divina.
24 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
Onde está escrito que a fé é um dom gratuito de Deus?
Este é exatamente o mesmo propósito de Deus mencionado em Eféios 2:8-9, onde Paulo enfatiza que a fé salvadora é um dom: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.” Fé é um dom de Deus, para que ninguém se glorie.
12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. 13 Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens iletrados e ignorantes, se maravilharam; e reconheciam que eles haviam estado com Jesus.
O pecado nos afasta, mas a misericórdia de Deus nos restaura! Quantas vezes caímos e sentimos que estamos distantes de Deus? 😔 Santo Antônio Maria Claret nos ensina que o pecado é uma barreira que nos separa do amor e da graça divina.
A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. - 2 Coríntios 12:9. Quando enfrentamos desafios e sentimos o peso das nossas limitações, Deus nos lembra que Sua graça é suficiente.