A resposta é não.A galinha não precisa de um galo para botar ovos. No entanto, se a intenção for que esses ovos sejam fertilizados, ou seja, que possam gerar pintinhos, aí sim a presença do galo é necessária para fornecer os espermatozoides.
A zootecnista da Unesp Ibiara Paz diz que sim. O ovo é formado dentro da galinha mesmo sem cruzar com o galo. Toda fêmea ovula independente de ter um companheiro ou não. Mas, caso ela cruze com um galo, será um ovo fertilizado, com potencial de gerar um pintinho.
A galinha não depende do galo para produzir ovos, porém a participação do macho é fundamental para que ocorra a fertilização deles. O galo é o fornecedor de espermatozoides que precisam se fundir com os óvulos da fêmea para que haja a fecundação.
Cada ovo começa a se formar dentro da galinha, passando por várias etapas até ser expelido. Todo esse processo ocorre independente da presença de um galo. Portanto, se o seu objetivo é apenas obter ovos frescos para consumo, você não precisa de um galo no galinheiro.
Qual a diferença entre um ovo galado e não galado?
Ovos galados são os ovos que foram fecundados.
Os ovos galados são mais sensíveis às altas temperaturas que podem agilizar a incubação, e foi isso que aconteceu no Piauí, em um dia que a temperatura chegou a 37º C.
GALINHA precisa do GALO pra BOTAR OVO? Vem descobrir!
Pode criar galinha sem galo?
A galinha não precisa de um galo para botar ovos. No entanto, se a intenção for que esses ovos sejam fertilizados, ou seja, que possam gerar pintinhos, aí sim a presença do galo é necessária para fornecer os espermatozoides. O galo fornece os espermatozoides que, ao se unir ao óvulo da fêmea, possibilitam a fecundação.
O que fazer quando a galinha não consegue botar o ovo?
Quando notar que aconteceu o prolapso de oviduto o melhor a fazer é procurar ajuda profissional para garantir que sua ave não sofra ainda mais. Em algumas situações, o ovo entalado pode se quebrar dentro do organismo da ave, sendo necessário a retirada por meio de cirurgia.
"A presença do macho é indispensável, por exemplo, quando se quer aumentar o número de aves, pois quando o ovo é fecundado pelo gameta masculino, chamado de ovo “galado”, se chocado adequadamente, gera novos animais", explica Marcelo Dias da Silva, professor do Curso CPT Galinhas Poedeiras - Cria e Recria.
Além da luz, você pode incentivar a produção de ovos com temperaturas quentes que imitam o início da primavera. Dar às suas galinhas um local quente longe de correntes de ar irá incentivá-las a botar ovos no inverno. Substitua as tábuas soltas e conserte os buracos, isole o galinheiro com uma camada extra de cama nova.
A proporção padrão de criação é de 1 galo para 4-5 galinhas, e ter 2 galos com 12 galinhas é perfeitamente aceitável. Eles podem brigar, mas essas raças não se matam e algumas brigas são completamente esperadas.
Uma deficiência de cálcio e/ou vitamina D pode geralmente ser reconhecida por sintomas semelhantes. As aves jovens apresentam problemas de crescimento: os ossos não mineralizam o suficiente, tornando-os demasiado moles para se depois deformarem sob o peso da ave.
Para botar, as aves precisam de boa quantidade e intensidade de luz. Somente assim terão a hipófise e o hipotálamo estimulados para a postura de ovos. Para botar, as aves precisam de boa quantidade e intensidade de luz.
A suplementação de vitamina C (100 ou 200 ppm) em associação ao colecalciferol também proporciona melhor conversão alimentar em poedeiras jovens. A associação da vitamina D sob a forma de 25(OH)D3 com 200 ppm de vitamina C aumenta o percentual de gema dos ovos.
Como posso fazer minha galinha botar ovo sem o galo?
Para ser um ovo fértil, ou seja, para que nasça um pintinho, o galo é necessário para a fecundação. Mas galinhas de granjas de postura de ovos comerciais não precisam do galo para botar ovos. O ovo começa a ser formado dentro da galinha com ou sem a fecundação de um galo.
Você sabia que não é permitido criar galinhas em área residencial? Criação de galinha em ambiente doméstico pode gerar multa pra você que cria e causa transtornos para a vizinhança. Quer saber mais sobre esse assunto?
O fio branco não é o cordão umbilical, mas sim a chalaza, um fio gelatinoso que tem a função de manter a gema ou o embrião (em caso de ovos fertilizados) centralizados. A chalaza está presente em vários tipos de ovos, além do da galinha, como os de codornas e outras espécies.
Como posso verificar se um ovo de galinha foi fecundado?
Para verificar se o ovo foi fertilizado, utiliza-se um processo chamado “ovoscopia”. A partir do oitavo dia de incubação, pode-se observar a existência ou não de embrião com o uso de um reflexo de luz – feixe de luz.