O que significa "por si só"?
De modo isolado ou suficiente (ex.: tomaram a mesma decisão, mas cada uma por si só terá as suas razões).Como escrever por si?
per si. O mesmo que de per si. O mesmo que por si.Que por si sós?
Assim, «por si sós» equivale a «por si mesmos» ou «por si próprios» (cf. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa). No entanto, é de uso generalizado em Portugal a expressão «por si só» — ou «só por si» — como locução adverbial, com o sentido de isoladamente, e, neste caso, invariável.Quando usar per si?
pronome pessoal de dois génerosRefere-se à pessoa com quem se fala, geralmente num registo de língua formal (ex.: entreguei-lhe o documento a si; você tem diante de si um grande desafio; puxe a porta para si; eu espero por si).
História | O Papa Joâo XXI ( Papa Português)
É correto falar por si só?
O pronome reflexivo "si" pertence tanto à terceira pessoa do singular como à terceira do plural, mas o adjetivo "só" (que, nessa expressão, produz realce) deve concordar com o substantivo. Assim: um processo não anda por si só, vários processos não andam por si sós.O que pode substituir por fim?
O mesmo que ao fim e ao cabo. Por último, finalmente.O que é intrinsecamente?
adv. || de modo intrínseco, por dentro, interiormente; intimamente.É cinco reais ou são cinco reais?
A resposta depende também da situação psicológica de quem responde: assim, se a pessoa tiver em mente o pronome isto, dirá: «Isto são nove reais». Mas, se tiver em mente a forma verbal é, a resposta será: «É nove reais». Ambas as respostas estão certas.Que por si só?
Assim, «por si sós» equivale a «por si mesmos» ou «por si próprios» (cf. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa). No entanto, é de uso generalizado em Portugal a expressão «por si só» — ou «só por si» — como locução adverbial, com o sentido de isoladamente, e, neste caso, invariável.É correto falar si?
O pronome si deve ser empregado em frases reflexivas, ou seja, em frases em que a pessoa do sujeito pratica e ao mesmo tempo recebe a ação verbal. A língua culta exige que se houver reflexibilidade o si está correto; se não houver, deve ser rejeitado.É só para eu ou só para mim?
“Para eu“ deve ser usado quando se assume a função de sujeito e sempre antes de verbos. Já “para mim”, deve ser utilizado quando se assume função de objeto indireto, geralmente no final da frase.Como usar si ou se?
Em relação à questão que apresenta, creio que o macete mais simples que posso indicar-lhe é: junto de verbo: se; após preposição: si. Exemplos: 1 – «Não se vê muito bem aqui.» 2 – «Este livro lê-se facilmente.»O que significa "de persi"?
(de) per siIsoladamente; individualmente; independentemente dos outros ou do resto.