A dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica. Pessoas com dislexia apresentam um funcionamento peculiar do cérebro para os processamentos lingüísticos relacionados à leitura.
A dislexia é um transtorno de aprendizagem que afeta a capacidade do cérebro em fazer conexões entre sons e símbolos. Normalmente, o distúrbio é percebido em crianças ainda pequenas, até a idade de alfabetização, quando a dificuldade com a leitura e escrita é percebida.
Segundo a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula e atinge entre 5% e 17% da população mundial. A ABD define dislexia como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração.
“A dislexia é uma condição neurobiológica, pois é uma falha no processamento da informação no cérebro. De modo geral, ela está associada a dificuldades em outras áreas do desenvolvimento, como a concentração, a memória de trabalho e a capacidade de organização.
As pessoas com dislexia têm dificuldade em que conectam letras e palavras com os sons eles representam. Dislexia não é o mesmo que pouca inteligência (deficiência intelectual). Crianças com deficiência intelectual têm problemas com muitas coisas diferentes que exigem raciocínio.
Quem tem dislexia é considerado PCD (Pessoa com Deficiência)? Sim, a dislexia é considerada uma deficiência, conforme previsto na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).
No entanto, não foram verificadas correlações entre essas medidas e o QI Verbal. As pontuações médias dos escores de QI dos disléxicos mostraram QI Verbal médio de 102,11 (DP= 16,31), QI de Execução médio de 106,22 (DP=14,91) e QI Total de 104,49 (DP=15,66).
Tanto na comunicação oral quanto na escrita, os disléxicos têm dificuldade em estruturar sua história e contá-la do início ao fim. A dislexia é o resultado direto da dominância, ou uma forte preferência por, usando o hemisfério direito do cérebro para pensar e processar informações.
Pela legislação, não são considerados PcD as pessoas que apresentam distúrbios de aprendizagem, com ou sem transtornos psiquiátricos e mentais, a exemplo de pessoas com dislexia, discalculia, dispraxia, esquizofrenia, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), distúrbio do processamento auditivo central ...
As pessoas disléxicas podem mostrar desempenho 'forte', 'muito forte' e 'excepcional' em uma série de “habilidades cognitivas, habilidades de sistema, habilidades de resolução de problemas complexos, habilidades de conteúdo, habilidades de processo e habilidades técnicas”, dizem os autores.
A dislexia (CID-10 R48. 0) é um transtorno de aprendizagem caracterizado pela dificuldade de leitura e escrita em diferentes intensidades. Em alguns casos, pacientes também podem ter dificuldade com sons, seja ao escutá-los ou pronunciá-los.
Agora você já sabe o que é dislexia, que conforme destacamos, é um transtorno de aprendizagem com raízes genéticas e neurológicas que afeta a capacidade de leitura e escrita. Seus tipos, como dislexia visual, auditiva e mista, apresentam características e desafios distintos.
O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que obriga o poder público a oferecer um programa de diagnóstico e tratamento precoce aos alunos da educação básica com dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou qualquer outro transtorno de aprendizagem. Não houve vetos.
A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto. Em diferentes graus, os portadores desse defeito congênito não conseguem estabelecer a memória fonêmica, isto é, associar os fonemas às letras.
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou nesta terça-feira (1º) projeto que concede o dobro de tempo na realização dos exames exigidos para tirar a carteira de habilitação às pessoas com deficiência auditiva, dislexia, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção ...
Dislexia não é deficiência (modelo médico), porém a dislexia gera uma deficiência (modelo biopsicossocial). Por fim, é importante ressaltar que conceituar deficiência para fins de inclusão social impõe a análise do caso concreto em diferentes perspectivas da saúde (biológica, individual e social).
Trata-se, isto sim, de “pessoa com sequela de transtorno mental”, uma pessoa cujo quadro psiquiátrico já se estabilizou. Os transtornos mentais mais comuns são: mania, esquizofrenia, depressão, síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo e paranoia. Então eles são aceitos pelo MTE como deficiência CID F. 20.
Os disléxicos são fundamentalmente pensadores de imagens: eles geralmente pensam em imagens mentais ao invés de usar palavras, sentenças ou diálogos internos em suas mentes.
Pessoas com dislexia apresentam um funcionamento peculiar do cérebro para os processamentos lingüísticos relacionados à leitura. O disléxico tem dificuldade para associar o símbolo gráfico, as letras, com o som que elas representam, e organizá-los, mentalmente, numa sequência temporal.
A dislexia é um distúrbio de linguagem de origem neurológica e crônica, tendo o disléxico que aprender a conviver com os sintomas para o resto da vida.
Apesar de não ter cura ou tratamento, as pessoas disléxicas têm total capacidade de superar esses obstáculos congênitos, estudarem e serem independentes.
superior a 140 significa inteligência geniaj; b) Q.I. entre 120 e 140 representa inteligência muito superior; c) Q.I. entre 110 e 120 indica inteligência superior; d) Q.I. entre 90 e 110 exprime inteligência normal ou média; e) Q.I. entre 80 a 90 manifesta torpeza, raramente qualificada como debilidade mental; f) Q.I. ...