Afinal, a depressão não é falta de Deus, mas um transtorno que pode acontecer, inclusive, por fatores orgânicos do seu corpo, como a depressão endógena.
Em Mateus 11:28, o Senhor diz: 'Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. ' Seu amor é o que mais precisamos nos lembrar em tempos de angústia.”
Deus não é a causa da dor, nem aquele que a inflige para testar a alma. A depressão é uma realidade humana, complexa, multifacetada, que transcende a ideia de mérito ou demérito espiritual. Por outro lado, depressão não é falta de Deus no sentido de que não é um sinal de Sua ausência.
A Bíblia fala sobre as emoções humanas e embora não use a palavra depressão traz versos que descrevem a tristeza, tristeza profunda ou mortal: “Tristezas de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombraram” (Salmos 18:4).
A depressão tem a ver com a incapacidade de trabalhar boas emoções. Ressalta-se especialmente orgulho, raiva, ódio e vingança. Nós espíritas sabemos que têm ainda as causas exógenas. Essas causas são espirituais no sentido de seres que já desencarnaram e continuam vivos entre nós.
A depressão está freqüentemente associada a dois sentimentos básicos: a tristeza e culpa degenerada em remorso. O primeiro caminho é meio natural de nosso aperfeiçoamento. Uma vez tomando consciência de nossas imperfeições e erros cometidos, empreendemos o processo de regeneração através de lições reparadoras.
São eles Noradrenalina, Serotonina e Dopamina que estão envolvidos na regulação da atividade motora, do apetite, do sono e do humor; Eventos vitais: eventos estressantes podem desencadear episódios depressivos naqueles que tem uma predisposição genética a desenvolver a doença.
O próprio Jesus declarou: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30).
Jesus, peço-te que voltes comigo até o momento em que esta depressão me atacou e me libertes das raízes deste mal. Cura todas as minhas lembranças dolorosas. Enche-me com o Teu amor, a tua paz, a tua alegria. Peço-Te que restaure em mim a alegria da minha salvação.
Olhar para fora da caverna ressignifica o sofrimento de Elias e lhe dá um novo sentido para viver. Deus não corrige o Elias solitário e triste, mas contrapõe à sua solidão, mostrando sua história, atribuindo valor ao seu passado e especialmente o seu comprometimento com o futuro.
Esses podem ser sinais de uma depressão espiritual. 🙏 Sintomas que podem incluir: Sensação de distanciamento de Deus. Falta de esperança, cansaço mental, sensação de vultos, vozes, cheiros estranhos, sensação de presenças, viagens fora do corpo, peso na nuca e pensamentos de morte.
Salmo 54. "Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e fazes-me justiça pelo teu poder. Ó Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca. Porque os estranhos se levantam contra mim, e tiranos procuram a minha vida; não têm posto Deus perante os seus olhos (Selá).
A depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrentes que produz alterações no humor caracterizada por tristeza profunda e forte sentimento de desesperança. Não é drama, não é pra chamar atenção, nem é a falta de Deus e muito menos frescura.
Não existe nenhuma igreja cristã que diz assim: suicídio não é pecado." A única exceção poderia acontecer se a "pessoa nos seus últimos momentos antes da morte tenha se arrependido e pedido perdão".
Baseada na Palavra de Deus, a Igreja recomenda que as pessoas que apresentam os sintomas da depressão busquem cumprir o tratamento recomendado pelos profissionais, assim como buscar viver uma rotina de oração durante a vida. “Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou.
Líderes religiosos pegam trechos bíblicos fora de contexto e afirmam coisas como: “Você não deve tomar remédios, pois Deus é quem dá forças, afinal, 'tudo posso naquele que me fortalece'” — famoso versículo que consta em Filipenses 4:13.
A fase grave da depressão é a mais debilitante e pode colocar a vida da pessoa em risco. Os sintomas podem ser muito intensos e incapacitantes, como: Sentimentos de inutilidade e culpa excessiva.
Senhor que o Teu poder libertador, livre e liberte o espírito da depressão retirando todas as amarras e todas as formas de manifestação da angústia. Cura Senhor onde esse mal se instalou, arranque pela raiz esse problema, cure as lembranças dolorosas, os traumas, ressentimentos e as marcas negativas.
Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.
Em Salmos 34:17-18, está escrito: “Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.” Este versículo nos assegura que Deus está atento às nossas orações e está próximo de nós em nossos momentos de dor.
Evite ou restrinja a ingestão de álcool e abstenha-se de usar drogas ilícitas; estas podem piorar a depressão. Continue fazendo coisas que você sempre gostou, mesmo quando não está com vontade. Esteja atento aos pensamentos negativos persistentes e à autocrítica e tente substituí-los por pensamentos positivos.
No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.