O efeito colateral mais comum com o uso do suplemento de creatina é o ganho de peso corporal, devido ao aumento da massa muscular. Além disso, a creatina também pode causar diarreia, desconforto gástrico, dor na barriga, náuseas e cãibras em algumas pessoas.
Doses mais altas (+10 g) consumidas de uma vez podem 'soltar' o intestino. Isso porque a creatina tem um efeito de agregar água (efeito osmótico) que pode gerar diarreia no momento da suplementação. No entanto, isso é muito raro e só acontece em pessoas que consomem muito de uma vez.
Pode tomar creatina para perder barriga. "Poder até pode, mas isso não quer dizer que a creatina vai te ajudar diretamente a minimizar a gordura localizada abdominal. A creatina na verdade age te dando mais força, faz com que as tuas células geram mais energia para te dar mais força. E mais tônus durante o treino.
Quais são os efeitos colaterais da creatina? Os efeitos colaterais da creatina são náuseas, diarreia, cãibras e desidratação. Contudo, isso varia de acordo com cada organismo. Além disso, existe a possibilidade de uma possível sobrecarga dos rins e no fígado, quando essa substância é consumida de forma exagerada.
Sintomas gastrointestinais leves, cefaleia, desidratação, irritabilidade e agressividade, edema, desequilíbrio eletrolítico e cãibras musculares são relatados de forma anedótica.
CREATINA e MÁ CIRCULAÇÃO: Afina o Sangue? Evita Trombose e Embolia? Boa para Veias?
Quais são os efeitos colaterais da creatina?
Efeitos colaterais da creatina
Os suplementos de creatina podem causar ganho de peso e elevar a concentração de creatina na urina e no sangue e provocar uma disfunção renal. Leve desconforto estomacal, dor de cabeça, desidratação, irritação e agressão, edema e cãibras musculares ocorrem ocasionalmente.
O consumo de creatina, em especial em grandes quantidades, pode gerar desconforto gastrointestinal - como náuseas e diarreia -, além de inchaço, cãibras e desidratação. Além disso, existe a possibilidade de sobrecarga dos rins e no fígado, quando essa substância é consumida de forma exagerada.
O mecanismo que explica o porquê a creatina incha a barriga, em alguns casos, não está associado ao ganho de gordura - porque a creatina não causa ganho de gordura - mas sim à retenção de água nas células musculares.
O efeito colateral mais comum com o uso do suplemento de creatina é o ganho de peso corporal, devido ao aumento da massa muscular. Além disso, a creatina também pode causar diarreia, desconforto gástrico, dor na barriga, náuseas e cãibras em algumas pessoas.
Ela dá mais força, potência e resistência, além de ajudar a aumentar a massa magra. Por isso, faz muito sentido que as pessoas que praticam exercícios adorem os resultados desse suplemento, já que todos esses benefícios ajudam no desempenho e no resultado das atividades.
Manter-se hidratado é fundamental ao tomar creatina, e reduzir a quantidade de café pode ajudar a ver se o desconforto diminui. Se os sintomas persistirem, pode ser interessante consultar um médico ou nutricionista para uma avaliação mais detalhada.
Quem quer emagrecer pode tomar creatina? A creatina não tem atuação direta no emagrecimento, mas pode auxiliar no ganho de massa magra, atuando no processo saudável de perda de peso. Além disso, a substância tem baixo valor calórico e pode potencializar os treinos realizados com o objetivo de reduzir o peso corporal.
Agora, uma verdade que pouca gente conhece é que a creatina aumenta a vontade de fazer xixi. É o mesmo da primeira dúvida: como tem muita retenção de líquido, você acaba sentindo mais vontade de ir no banheiro. Outros efeitos colaterais da creatina que são verdade são a cãibra, o inchaço e o enjoo de vez em quando.
A creatina pode ser tomada em qualquer horário do dia, antes ou após os treinos. No entanto, para ser melhor absorvida, a creatina deve ser ingerida de preferência com um alimento ou suplemento fonte de proteínas, como frango, ovo ou whey protein, e carboidratos, como banana, aveia, uva ou maltodextrina, por exemplo.
Além de seus benefícios para o corpo, estudos recentes mostraram que a creatina pode ter efeitos positivos na saúde da pele. Ela atua como um poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres que podem causar danos às células da pele.
Algumas pessoas podem relatar que a creatina incha a barriga. Isso pode ocorrer devido a um aumento da retenção de água nas células musculares, o que pode fazer com que a suplementação de creatina deixe os músculos mais cheios e uma sensação de inchaço abdominal.
É verdade que a creatina interfere no sono? “As evidências científicas mostram que a creatina é utilizada para exercícios de alta intensidade e curta duração com efeitos positivos na função cognitiva, ou seja, não há comprovação que ela interfira no sono.
Interações medicamentosas. Normalmente, a creatina não apresenta interações significativas com outros suplementos, medicamentos ou alimentos. Porém, é sempre fundamental informar o seu médico ou nutricionista sobre quaisquer outros tratamentos simultâneos.
O consumo de creatina, em especial em grandes quantidades, pode gerar desconforto gastrointestinal - como náuseas e diarreia -, além de inchaço, cãibras e desidratação. Além disso, existe a possibilidade de sobrecarga dos rins e no fígado, quando essa substância é consumida de forma exagerada.
2º ponto é observar se esta ganhando massa magra já que a creatina está associada a esse ganho por melhorar o seu desempenho e fazer com o que seu músculo desenvolva de fato. 3º ponto melhora da recuperação muscular : observar se ali pós o treino pesado você se sente menos fadigado, menos cansado.
Quem toma creatina tem que tomar quantos litros de água? A creatina não demanda que a pessoa faça ingestão de uma quantidade anormal de água. Ela deve continuar consumindo o normal recomendado, que é mínimo de 35ml de água por cada quilo. Por exemplo, uma pessoa de 70 kg deve tomar cerca de 2,45 litros de água por dia.
A sugestão é que a cafeína pode atenuar o efeito da creatina, quando suplementadas simultaneamente. Outro estudo levantou a hipótese de que o consumo de creatina, combinada com um estimulante adrenérgico, como a cafeína, pode facilitar o acúmulo muscular de creatina.
A creatina isolada, sem realização de exercícios não trará o efeito desejado. Não terá benefício nem malefício. Sabemos que com a idade ocorre perda de massa muscular, portanto é de extrema importância a realização de atividade física e fortalecimento muscular nesta faixa etária.