Mito! A creatina não possui nenhuma relação com o aumento das taxas de gordura. A substância é, inclusive, uma das maiores aliadas no processo de emagrecimento saudável. Isso porque ela melhora a capacidade muscular, o que gera mais hipertrofia e ganho de massa muscular.
A substância, produzida pelo fígado, pâncreas e rins, é armazenada nos músculos e utilizada como fonte de energia para as células. No caso de pessoas saudáveis que não treinam, não há necessidade da suplementação com creatina. A ingestão não trará o efeito desejado e a substância será excretada na urina.
Não. Os 2 suplementos têm ação no ganho de força e massa muscular, porém possuem baixa concentração de calorias, não promovendo acúmulo de gordura corporal (ou “engordar”). Inclusive, você pode inclusir na sua rotina de treino receitas com whey protein e creatina para facilitar a suplementação.
Se você tomar creatina e não malhar, um dos principais efeitos é o inchaço. No entanto, essa substância pode ser ingerida mesmo sem a realização de exercícios. Isso porque seus benefícios vão além desse contexto das atividades físicas.
Quais são os benefícios da creatina para quem não treina?
A suplementação de creatina também está associada com benefícios que vão além do esporte. Um grupo de pesquisadores brasileiros comprovou que a suplementação de creatina aumenta a entrada de glicose na célula muscular, controlando de forma mais eficaz a glicemia dos indivíduos.
PASSAMOS O DIA com LOCAIS no INTERIOR de CABO VERDE, ISSO MUDOU nossa VISÃO!
O que a creatina faz no corpo de quem não treina?
“A creatina ajuda na hidratação das células do nosso corpo. Essa hidratação extra pode colaborar muito para o desenvolvimento dos músculos e o seu crescimento.
O mecanismo que explica o porquê a creatina incha a barriga, em alguns casos, não está associado ao ganho de gordura - porque a creatina não causa ganho de gordura - mas sim à retenção de água nas células musculares.
Quem quer emagrecer pode tomar creatina? A creatina não tem atuação direta no emagrecimento, mas pode auxiliar no ganho de massa magra, atuando no processo saudável de perda de peso. Além disso, a substância tem baixo valor calórico e pode potencializar os treinos realizados com o objetivo de reduzir o peso corporal.
Além de seus benefícios para o corpo, estudos recentes mostraram que a creatina pode ter efeitos positivos na saúde da pele. Ela atua como um poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres que podem causar danos às células da pele.
O consumo de creatina por pessoas saudáveis nas doses recomendadas não faz mal para a saúde nem afeta os rins. Até o momento, não há evidências científicas que sustentem que o uso do suplemento possa causar alguma lesão renal em pacientes saudáveis.
Manter-se hidratado é fundamental ao tomar creatina, e reduzir a quantidade de café pode ajudar a ver se o desconforto diminui. Se os sintomas persistirem, pode ser interessante consultar um médico ou nutricionista para uma avaliação mais detalhada.
A creatina influencia positivamente o metabolismo, estimulando a queima de calorias em repouso. Isso significa que, mesmo quando você não está se exercitando, o corpo continua a queimar calorias, auxiliando no processo de emagrecimento.
Cientistas realizaram testes de raciocínio com pessoas em privação de sono após doses de creatina. A creatina ajuda a reverter parcialmente os efeitos negativos da falta de sono, podendo aumentar os níveis de energia do cérebro, evitar que o pH diminua, melhorar o raciocínio e processamento.
Diferentemente de outras substâncias que têm ação imediata, a creatina leva aproximadamente três semanas para surtir efeito, isso se ingerida diariamente de forma correta. É esperado esse prazo para que haja o estoque da substância no organismo.
As células musculares são abastecidas por água, por isso, ao tomar a creatina e favorecer o crescimento dos músculos, ele terá maior presença desse líquido, consequentemente.
A creatina pode ser tomada em qualquer horário do dia, antes ou após os treinos. No entanto, para ser melhor absorvida, a creatina deve ser ingerida de preferência com um alimento ou suplemento fonte de proteínas, como frango, ovo ou whey protein, e carboidratos, como banana, aveia, uva ou maltodextrina, por exemplo.
A creatina auxilia no emagrecimento saudável ao preservar a massa magra durante a perda de peso, evitando a flacidez comum em processos de emagrecimento rápido, como no pós-bariátrica. Além disso, ela melhora o desempenho nos treinos, potencializando os resultados com exercícios de força.
A creatina não possui calorias e, por isso, não engorda. O que pode acontecer é um aumento de peso, massa magra, em consequência do crescimento de músculos.
A creatina para emagrecer possibilita treinos mais intensos e eficazes, o que pode resultar em maior queima calórica. Por se tratar de uma proteína, o whey protein pode ajudar a reduzir a fome e, consequentemente, promover uma menor ingestão total de calorias.
Quantos quilos a retenção de líquidos pode engordar?
Retenção de líquidos aumenta peso em até 2 kg em um só dia. Inchaço nas pernas e pés é bastante comum nos dias quentes, principalmente entre as mulheres. Esse é um dos sintomas da retenção de líquidos, disfunção que causa o acúmulo de líquidos fora dos vasos sanguíneos e aumenta o volume da região.
Isso tudo porque a creatina tem a função de levar água para dentro da célula e é justamente por conta disso que a resposta do organismo é o aumento de força e de tônus por conta do aumento de água. Então o ideal para evitar o inchaço é beber água, ter uma dieta anti-inflamatória e praticar exercícios físicos.
Creatina engorda ou faz inchar? A substância não aumenta a quantidade de gordura corporal, porém, pode levar, sim, a um ganho de peso. Primeiro porque, com o treino regular, dieta adequada e uso da substância, seus músculos vão crescer (e músculo pesa).
A creatina é um suplemento que aumenta a força muscular e a resistência, permitindo treinos mais intensos e eficazes. Embora isso possa indiretamente contribuir para a perda de gordura, a creatina em si não tem o poder de "enrijecer" a gordura.