Efeitos colaterais da creatina O uso da creatina não está associado a efeitos colaterais significativos. No entanto, algumas pessoas podem experimentar retenção de líquidos e inchaço, como já dito.
Por que a creatina incha a barriga? A creatina pode causar inchaço na barriga devido à retenção de água nas células musculares. Esse efeito é temporário, e geralmente acontece quando se faz uso excessivo do suplemento. Por isso, é importante seguir a dose recomendada pelo seu médico ou nutricionista de confiança.
Outra forma de evitar o inchaço é ingerir bastante água e, em alguns casos, fazer uso de chás com potencial diurético como chá de cavalinha, hibisco, dente de leão, etc. Mesmo assim, algumas pessoas podem sentir que a creatina incha a barriga no início do uso, mas esse efeito é geralmente passageiro.
Creatina não causa inchaço na barriga! A creatina entra em sua musculatura, aumentando seus níveis dentro da mesma e contribuindo para maior força, potência e resistência à fadiga.
Quais são os efeitos colaterais da creatina? Os efeitos colaterais da creatina são náuseas, diarreia, cãibras e desidratação. Contudo, isso varia de acordo com cada organismo. Além disso, existe a possibilidade de uma possível sobrecarga dos rins e no fígado, quando essa substância é consumida de forma exagerada.
Nutri, quando seu paciente perguntar se Creatina causa inchaço, explique isso para ele!
Quais são os pontos negativos da creatina?
Algumas pessoas relatam experienciar um desconforto gastrointestinal leve, como náuseas, cólicas ou diarreia. Isso geralmente ocorre em doses elevadas.
Quem toma creatina tem que tomar quantos litros de água? A creatina não demanda que a pessoa faça ingestão de uma quantidade anormal de água. Ela deve continuar consumindo o normal recomendado, que é mínimo de 35ml de água por cada quilo. Por exemplo, uma pessoa de 70 kg deve tomar cerca de 2,45 litros de água por dia.
A creatina é uma substância osmoticamente ativa. E o aumento de sua absorção pela célula muscular resulta na maior retenção de água dentro do músculo (intramuscular) a curto prazo. Além disso, o mecanismo de absorção da creatina depende da ação de um transportador que depende do sódio (sódio dependente).
A creatina é conhecida por aumentar a capacidade de realizar atividades de alta intensidade. Ao fornecer energia rápida para os músculos, ela permite treinos mais intensos e prolongados, resultando em maior queima de calorias durante e após o exercício.
Creapure: devido à sua pureza, a creatina Creapure é geralmente bem tolerada e menos propensa a causar efeitos colaterais, como inchaço ou desconforto gastrointestinal; monohidratada: alguns usuários relatam efeitos colaterais leves, como inchaço ou desconforto estomacal ao consumir creatina monohidratada.
O uso de creatina em algumas pessoas pode trazer desconfortos como: gástrico, arrotos, e até mesmo diarreia. Isso pode ocorrer porque, como ela atrai água, sua dose elevada pode dar diarreia. 💦
É comum praticantes de musculação citarem que os ganhos de peso com a creatina variam entre 2 e 5 kg. Entretanto, é importante citar que os ganhos com o uso de creatina são maiores quando associamos a creatina com uma dieta hipercalórica e com treino de força (musculação) pesado.
A creatina pode causar retenção de água, especialmente nos músculos. Isso pode ser percebido como um aumento de peso, mas não significa ganho de gordura. Para quem está focando em emagrecimento e estética, essa retenção pode ser um fator a considerar.
A creatina ajuda no bom funcionamento de tecidos com intensas flutuações de energias, como o cérebro e os músculos. “Mas, tratando-se do cérebro devido ao seu papel fundamental no equilíbrio de energia, a ingestão de creatina para quem não treina pode ajudar a melhorar a performance cerebral”, concluiu Aline Becker.
É importante cuidar da hidratação ao tomar creatina, pois a suplementação pode causar retenção de água. Desse modo, a ingestão de líquidos durante o dia contribui com a eliminação de toxinas e fluidos.
O efeito colateral mais comum com o uso do suplemento de creatina é o ganho de peso corporal, devido ao aumento da massa muscular. Além disso, a creatina também pode causar diarreia, desconforto gástrico, dor na barriga, náuseas e cãibras em algumas pessoas.
A creatina não causa inchaço na barriga. Apesar da creatina causar retenção de líquidos em alguns casos, geralmente não causa qualquer tipo de inchaço visível na barriga. Isso vale para quem usa doses recomendadas de creatina (0,1 g de creatina / kg de peso corpóreo / dia).
Sintomas gastrointestinais leves, cefaleia, desidratação, irritabilidade e agressividade, edema, desequilíbrio eletrolítico e cãibras musculares são relatados de forma anedótica.
Consequência do potencial osmótico da substância, a retenção de água dentro dos músculos pode levar a um aumento do volume muscular e, com isso, a um ganho de peso. A substância em si não é um suplemento calórico e, portanto, não tende a gerar acúmulo de gordura corporal.
Quanto à dieta, evite alimentos ricos em sódio, açúcar, conservantes e embutidos, como refrigerantes e fast foods. Inclua legumes, verduras, leguminosas e oleaginosas em sua alimentação. Melancia, melão e abacaxi são exemplos de frutas com nutrientes com alto poder diurético, que ajudam a eliminar toxinas.
Existe proporção correta de água para tomar creatina? Se pensarmos na utilização de 3g de creatina, com quantos ml de água seria necessária essa suplementação? A verdade é que não existe uma quantidade específica de água para você tomar esses três gramas de creatina, você pode colocar a quantidade que desejar.
A suplementação de creatina é benéfica para o ganho de massa magra apenas quando combinada com exercícios, principalmente de fortalecimento muscular. O uso isolado de creatina, sem atividades físicas, não resultará nesse efeito.
O consumo de creatina por pessoas saudáveis nas doses recomendadas não faz mal para a saúde nem afeta os rins. Até o momento, não há evidências científicas que sustentem que o uso do suplemento possa causar alguma lesão renal em pacientes saudáveis.
Qual o melhor horário para tomar creatina para emagrecer?
Dá pra tomar creatina em qualquer horário do dia. Mas o nutriente chega mais rápido no cérebro e nos músculos quando vem acompanhado de algum carboidrato, como batata-doce ou arroz, ou de uma proteína, como carne ou queijo vegetal. Por isso, vale a pena fazer uma refeição leve antes ou junto do nutriente.
O uso ideal é em torno de 0,07g para cada kg que você pesa, ou seja, um indivíduo com 70kg vai tomar 5g de creatina por dia. Dá para tomar todos os dias e até mesmo nestes dias sem atividade física. O efeito da creatina acontece quando ele está carregado por completo no seu corpo.