O aparelho de contenção, como explicamos, funciona de uma forma diferente porque não movimenta os dentes, uma vez que os resultados pretendidos já foram alcançados. Sua função é fazer com que a dentição permaneça na posição em que ela está.
Na verdade os dentes movimentam um pouco após a remoção do aparelho fixo, por isso a necesidade do uso da contenção sem interrupções para evitar essa recidiva. Se eles movimentaram um pouco pode ser que com o uso da contenção ele voltem para o lugar, mas só a visita ao dentista poderá te dar a orientação mais precisa.
Se você estiver se referindo a contenção ortodôntica após o tratamento com aparelho, é normal que a contenção fique um pouco mais apertada de um lado do que do outro.
Mobilidade dentária exagerada pode indicar o início de algum problema grave que pode provocar a perda dos dentes. Para você entender melhor: o dente movimenta-se no interior do seu alvéolo, osso que fica em volta da raiz, por meio do ligamento periodontal, pequenas fibras colágenas que unem o dente a esse osso.
A placa de contenção dental funciona como uma "memória" para os dentes, pois os mantém na nova posição alcançada pelo tratamento ortodôntico. Os dentes têm uma tendência natural a retornar à posição original, pois os ligamentos e tecidos ao redor ainda estão se adaptando à nova posição.
Em média, as contenções móveis costumam ser usadas por um ano. Já os modelos fixos têm um período de uso indeterminado. Atualmente, é comum que os dentistas recomendem a contenção fixa pelo maior tempo possível, realizando apenas trocas, e não a remoção completa.
Sim , inclusive o removível superior , hawley. Após a remoção do aparelho fixo e instalação do aparelho móvel , os dentes vai se acomodando , e o aparelho ficando largo . A manutenção consiste em ajustar o aparelho para que fique justo . Espero ter esclarecido .
Esta mobilidade pode ser fisiológica (normal) ou patológica, quando atinge níveis maiores de movimentação. Desta forma, quando nos deparamos com um dente com mobilidade aumentada, nós imediatamente já suspeitamos que algo está errado.
Onde há pressão no ligamento periodontal, os osteoclastos começam a agir, reabsorvendo osso. No lado oposto, onde há tensão, os osteoblastos produzem osso. Essa combinação produz a remodelação do osso e movimento do dente.
Quando o paciente coloca a placa e sente uma pressão diferente, esse já é o sinal de que alguma coisa está fora do normal. Nesse caso será preciso entrar em contato com o ortodontista para identificar o problema. É essa a maneira mais fácil de assegurar o resultado do tratamento ortodôntico.
O ideal é sempre colocar a contenção após a retirada do aparelho mas 1 semana aguardando não causaria grandes riscos ,evite alimentos com consistência mais dura .
BEIJAR. Sim, à primeira vista os alinhadores e aparelhos de contenção podem não parecer a coisa mais sensual do mundo, mas a verdade é que não têm de estragar os momentos mais românticos. Dependendo do quão confortável se sente com a pessoa, poderá ser mais fácil ser franco sobre a necessidade de tirar o seu aparelho.
Como posso saber se a minha contenção está correta?
O ideal é que a contenção fique bem justa ao céu da boca, mas, ao mesmo tempo precisa ser confortável ao paciente. A parte metálica da frente deve cobrir a metade dos dentes e o ideal é que não encoste na gengiva. Caso contrário, será necessário informar ao seu ortodontista para avaliar sua contenção.
Porque os dentes entortam depois de tirar o aparelho?
Isso porque da mesma forma que se levou um determinado tempo para que os dentes ficassem alinhados com o aparelho, levará também outro período para que eles voltem a se posicionar como antes.
A quantidade de horas de uso da contenção varia de um caso para o outro. Às vezes é indicado o uso de 24h/dia removendo somente para comer e escovar os dentes, em outras somente o uso noturno já é suficiente.
O ideal é que a contenção seja utilizada para sempre, durante toda a vida do paciente. Porém, no caso dos aparelhos móveis, os especialistas costumam recomendar o uso por, no mínimo, o mesmo período do tratamento com o aparelho fixo. Na maioria dos casos, esse período costuma variar entre 1 e 5 anos.
O deslocamento dos dentes é comum e pode não ser preocupante todas as vezes. Mas, em alguns casos, pode levar a problemas de mordida e dor. Além disso, pode comprometer sua saúde bucal de outras maneiras. A longo prazo, você pode sofrer de cárie dentária ou doença periodontal.
O valor do aparelho de contenção varia de acordo com o tipo, o profissional contratado e a região onde a clínica funciona, no entanto, calcula-se um valor médio de R$750,00 para esse dispositivo. A duração do uso da contenção ortodôntica varia de acordo com as necessidades individuais de cada paciente.
Uma das técnicas mais antigas utilizadas por dentistas para garantir a fixação de dentes com mobilidade é a contenção periodontal ou esplintagem. Trata-se de uma espécie de fusão dos dentes, em que um dente com mobilidade acentuada é colado a um adjacente, desde que esteja em boas condições de fixação.
Qualquer paciente que faça tratamento ortodôntico precisa usar contenção após a alta. Seja Invisalign ou aparelho fixo a única garantia que temos de que não haverá recidiva é usar a contenção para sempre!
Ranger ou apertar os dentes também pode aparecer em pessoas com distúrbios dos movimentos, como a doença de Parkinson, doenças neurológicas, psiquiátricas, respiratórias do sono ou, ainda, pelo uso de álcool, fumo, drogas, alguns tipos de medicamentos e de cafeína.
A contenção é um dispositivo que deve ser utilizado pelo paciente após a retirada do aparelho convencional ou do alinhador invisível. A sua função é manter os dentes na posição final do tratamento, garantido a manutenção dos resultados obtidos.
A contenção ondulada proporciona maior conforto e permite uma higiene mais eficaz ao paciente, uma vez que possibilita o uso do fio dental entre os dentes. “Já a reta, por ter menos fio em sua confecção, acaba retendo menos placa sobre ela e o dente.
“É muito incomum que haja algum incômodo ao soltar a contenção. Porém, o indicado é informar ao dentista, só ele poderá removê-la ou fazer o reparo necessário. Tentar remover a contenção em casa pode causar prejuízos ainda maiores, como danos à superfície dos dentes”.