Atualmente, a Companhia de Jesus segue como a maior Ordem existente na Igreja Católica e possui missões e evangelizações ao redor de todo o mundo. O atual Papa da Igreja Católica, o argentino Jorge Mario Bergoglio, chamado Papa Francisco, é o primeiro membro da Ordem dos Jesuítas a alcançar a nomeação para o cargo.
Em 1759, os jesuítas foram acusados de criar um Estado paralelo que desafiava a soberania portuguesa e foram expulsos de Portugal e de todas as suas colônias. Em 1773, a Igreja Católica decretou a supressão da Companhia de Jesus. A companhia só seria restaurada pela Igreja em 1814.
Porque a Companhia de Jesus foi expulsa do Brasil?
O grande poderio e influência dos jesuítas na América portuguesa foram contestados durante a administração pombalina (1750-1777), gerando um conflito de interesses entre a Companhia de Jesus e o governo, que culminou com a expulsão dos membros dessa ordem religiosa em 1759.
Atualmente, a Companhia de Jesus ainda existe e segue com a vocação evangelizadora, atuando ainda por meio da educação. Os jesuítas possuem escolas e universidades espalhadas por cerca de 100 países e contam com cerca de 20 mil membros.
Os jesuítas eram padres que pertenciam à Companhia de Jesus, uma ordem religiosa vinculada à Igreja Católica que tinha como objetivo a pregação do evangelho pelo mundo. Essa ordem religiosa foi criada em 1534 pelo padre Inácio de Loyola e foi oficialmente reconhecida pela Igreja a partir do papa Paulo III em 1540.
A Ordem é dividida em três graus distintos: Diaconato (Diáconos), Presbiterato (Presbíteros/padres) e o Episcopado (Bispos), sendo este último grau a plenitude do sacramento.
Os jesuítas eram contra ou a favor da escravidão negra?
Isso acontecia porque os jesuítas posicionavam-se contra a escravização dos indígenas, pois enxergavam-lhes como grupo a ser catequizado. Assim, os colonos que escravizavam indígenas podiam sofrer problemas jurídicos devido à atuação dos jesuítas.
Obediência é uma das principais marcas dos jesuítas, ordem fundada pelo espanhol Santo Ignácio de Loyola em 1534. Quase 500 anos após sua fundação, a Companhia de Jesus terá um de seus representantes no comando da Igreja Católica, com a eleição do papa Francisco.
Cruz e Cravos: A Cruz é o símbolo máximo do Cristianismo e os cravos fazem alusão à 3ª semana dos Exercícios Espirituais, à paixão do Senhor que fortalece a adesão ao chamado à bandeira de Cristo, da Segunda Semana.
Qual é o nome do documento de ensino católico que compila a doutrina da Igreja?
A Igreja considera seu catecismo como fiel e iluminado pela Sagrada Escritura, pela Tradição apostólica e pelo Magistério da Igreja. Ele foi organizado de maneira a expor em linguagem contemporânea os elementos fundamentais e essenciais da fé cristã.
A Companhia de Jesus, também conhecida como Ordem dos Jesuítas, é uma ordem religiosa católica fundada em 1540 por Santo Inácio de Loyola, um soldado espanhol convertido ao catolicismo.
Ela foi uma ordem religiosa católica fundada por Inácio de Loyola. Seu principal objetivo era catequizar os indígenas nas colônias europeias, segundo Leonardo Gonçalves Silva, doutorando em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
De acordo com as pesquisas de Franco, quando os religiosos emanciparam seus escravos, em 1871, somente os beneditinos tinham um total de 4 mil escravizados. "Eram três as principais ordens religiosas escravistas do Brasil: os jesuítas, os beneditinos e os carmelitas. Em menor escala, os franciscanos também", elenca.
Durante muito tempo foi propagado pela historiografia que os índios foram pouco escravizados, pois não se adaptariam ao trabalho sistemático das lavouras, sendo logo substituídos pelos africanos.
Qual era o principal objetivo da Companhia de Jesus enviada ao Brasil em 1549?
A Companhia foi formada por padres que seguiam uma rígida disciplina militar, com a principal missão de combater os infiéis e a Reforma Protestante de Martinho Lutero.
Em 21 de julho de 1773, Clemente 14 assinou um documento intitulado Dominus ac Redemptor, por meio do qual eliminou os jesuítas da estrutura da Igreja e retirou todos os bens deles.
Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígenas.
Os jesuítas chegaram ao Brasil em 1549 liderados por Manoel de Nóbrega e começaram sua catequese erguendo um colégio em Salvador da Bahia, fundando a Província Brasileira da Companhia de Jesus. Cinquenta anos mais tarde já tinham colégios pelo litoral, de Santa Catarina ao Ceará.
Qual foi o Papa que proibiu o casamento dos padres?
O Direito Canônico, que rege a Igreja Católica, diz que padres não podem ter relacionamentos amorosos nem se casar. A prática existe, pelo menos, desde o século 11. Na história contemporânea, foi reafirmado pelo Papa Pio XII (1939-1958) e no Concílio Vaticano, em 1965.
O Diácono é responsável por cuidar da liturgia e estar em comunhão com tudo o que acontece na paróquia e participar diretamente do CMPP e outras pastorais. Porém, não pode, ao contrário do sacerdote, celebrar o sacramento da Eucaristia (Missa), confessar e nem administrar a unção dos enfermos.