A pequena cidade de Los Alamos, no Novo México, é a sede do Los Alamos National Laboratory, onde físicos criaram a primeira bomba nuclear do mundo. Muitos moradores da região trabalham nas instalações de pesquisas nucleares.
Hoje o Laboratório Nacional de Los Alamos ainda serve como centro de estudos da Administração Nacional de Segurança Nuclear, entretanto, os mais curiosos podem visitar algumas das dependências da cidade que uma vez foi secreta, explica o House Beautiful.
Perguntas difíceis. Em 16 de julho de 1945, ocorreu a primeira detonação de uma arma nuclear no deserto do Novo México, a cerca de 160 quilômetros de Los Alamos.
No fim da Guerra Fria, ambos os laboratórios passaram por um processo de diversificação científica intensa dos seus programas de pesquisa, com o objectivo de se adaptarem às novas e voláteis condições políticas, as quais não mais requeriam o mesmo esforço de pesquisa em tecnologia nuclear até aí despendido.
O que aconteceu com a cidade de Los Alamos em Oppenheimer?
Los Alamos é um paraíso e, ao mesmo tempo, o local onde se desenvolveu a primeira arma de extermínio em massa da história. Em meio a esse idílio natural, Oppenheimer dirigiu o Projeto Manhattan, com que o presidente americano Franklin D.
Quantas pessoas morreram com a bomba de Oppenheimer?
Em 06 e 09 de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram duas das bombas que Oppenheimer havia ajudado a desenvolver sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki. Acredita-se que pelo menos 110 mil pessoas tenham morrido nas explosões, que dizimaram as duas cidades em uma escala de devastação nunca vista antes ou depois.
Em decorrência das suas falas contrárias à pesquisa nuclear e por suas "ligações" com ideias comunistas, Oppenheimer acabou perdendo a credencial de segurança e qualquer conexão com o governo dos EUA.
O mais famoso e importante deles foi, de fato, Klaus Emil Julius Fuchs, um físico alemão que trabalhou em Los Alamos, sob a supervisão de Robert Oppenheimer. Atuou infiltrado e forneceu segredos importantes para os comunistas.
Julius Robert Oppenheimer (Nova Iorque, 22 de abril de 1904 – Princeton, 18 de fevereiro de 1967) foi um físico teórico americano e diretor do Laboratório Nacional Los Alamos durante a Segunda Guerra Mundial.
O consenso parece ser o de que Oppenheimer tinha capacidade intelectual de sobra para levar um Nobel para casa, mas suas realizações como cientista não ficaram à altura dessa possibilidade –por pouco.
No dia 6 de março de 1836, cinco mil soldados mexicanos, sob o comando do general Antonio Lopez de Santa Anna, tomam o Forte Álamo após sangrentos combates. O forte era defendido por 187 homens e todos eles sucumbiriam após tirar do combate cerca de 1,5 mil inimigos.
Após a morte de seu pai, Peter estabeleceu-se permanentemente no norte do Novo México, residindo na fazenda Perro Caliente, que seu pai havia adquirido anos antes. Segundo o Today, Peter ainda mora no Novo México e atua como carpinteiro.
Mas o próprio Oppenheimer se referiu em 1965 a alegações de que Einstein havia de alguma forma participado da criação daquela arma de destruição em massa. "As alegações de que ele trabalhou na criação da bomba atômica eram, na minha opinião, falsas", disse ele na conferência de Paris naquele ano.
O Brasil é um dos vários países que se recusam a possuir armas nucleares, sob os termos do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, mas possuem muitas das principais tecnologias necessárias para produzir esse tipo de arma.
Um dos acusados de Oppenheimer é o seu colega Teller, o descobridor da bomba de hidrogênio, que alega não entender com clareza as atitudes do pai da bomba atômica, julgando a sua conduta “confusa e complicada”. E Oppenheimer foi condenado porque um outro cientista não conseguia entende-lo.
O primeiro teste de explosão de uma bomba atômica foi realizado na base secreta do Projeto Manhattan, situada no deserto de Los Alamos, Novo México, no dia 16 de julho de 1945.
Klaus Fuchs morreu em 1988, 43 anos depois que a bomba atômica de Oppenheimer ajudou a encerrar a Segunda Guerra Mundial . Com 76 anos na época, seu óbito foi mencionado como 'causas desconhecidas'.
Alamo é uma comunidade não incorporada e região censitária no condado de Lincoln, estado de Nevada, nos Estados Unidos. Fica situada a cerca de 90 milhas (140 quilómetros) de Las Vegas e a uma altitude de 1051 metros.
Foi Sax que recrutou Hall para os soviéticos, e serviu como mensageiro dos segredos nucleares. Em dezembro de 1944, o jovem cientista Hall, com a ajuda de seu ex-colega de quarto, entregou o que é considerado o primeiro segredo atômico vazado de Los Alamos - uma atualização sobre a criação da bomba de plutônio.
Como retrata o filme, essa discussão ocorreu ao mesmo tempo em que Strauss suspeitava das verdadeiras intenções de Oppenheimer. A desconfiança foi alimentada pelo fato de várias pessoas próximas a Oppenheimer terem sido filiadas ao Partido Comunista americano, incluindo o seu irmão e a sua esposa.
A espionagem soviética dentro do Projeto Manhattan mudaria a história. No final da Segunda Guerra Mundial, os espiões de Stalin entregaram os segredos da bomba atômica ao Kremlin. Isso acelerou o projeto nuclear de Moscou.
Além desses personagens, Oppenheimer também destaca algumas figuras históricas que retrataram de maneira diferente da realidade. Por exemplo, o filme sugere que o comunista Jean Tatlock traiu J. Robert Oppenheimer para passar informações secretas para os soviéticos.
O que Einstein falou para Oppenheimer no final do filme?
"Se eu soubesse que os alemães falhariam na construção da bomba atômica, não teria participado da abertura dessa caixa de Pandora” é uma das frases mais impactantes ditas pelo físico alemão Albert Einstein após seu apoio ao Projeto Manhattan, liderado por J. Robert Oppenheimer.
Ele queria entrar na inteligência, mas foi bloqueado, supostamente porque o Diretor de Inteligência Naval da Marinha dos EUA tinha preconceito contra os judeus e porque as contribuições de Strauss para B'nai B'rith levantaram suspeitas por parte do diretor do FBI J.