Diminui gases: sim, a canela é ótima também contra gases, desconfortos no intestino, além de tratar a diarreia. Ajuda a ter menos fome: já que a canela também conta com fibras. A canela é bem fácil de incluir na alimentação, viu? Tem em pó ou em pau, e é ideal comer de 1 a 6 gramas por dia, o que dá uma colher de chá.
Segundo a nutricionista Ana Huggle, da Global Nutrição, devem ser eliminadas comidas irritantes, como leite e seus derivados, alimentos com cafeína, condimentos como pimenta e canela, frutas cítricas, como abacaxi e laranja, alimentos gordurosos e frituras.
A canela é antioxidante, anti-inflamatória e ajuda a aliviar gases. Além disso, ela também é utilizada popularmente no tratamento caseiro de incômodos como diarreia e gripe.
Sim, a canela ajuda no processo digestivo, pois melhora a ação das enzimas responsáveis pela absorção de nutrientes. Ela tem um efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório, e é uma ótima aliada para quem sofre com flatulências, dores no estômago e diarreia após as refeições.
No entanto, a ingestão de altas quantidades de chá de canela pode causar irritação na boca e lábios, suor, coriza, hipoglicemia, intoxicação no fígado, aumento dos batimentos do coração e da frequência respiratória.
Tomar grandes doses de chá de canela ainda pode causar problemas digestivos. Por isso, quem tem gastrite e úlceras não podem consumir a bebida diariamente. A especiaria aumenta o risco de náuseas, dores no estômago, vômitos e diarreia. O mesmo vale para quem tem doenças hepáticas.
Pessoas com doenças hepáticas devem evitar o consumo de canela em grandes quantidades, pois a especiaria pode sobrecarregar o fígado. Consultar um profissional de saúde é crucial para determinar a quantidade segura.
Não deve ser utilizada por pessoas com obstrução intestinal, refluxo, inflamação intestinal aguda (doença de Crohn), colite, apendicite ou dor abdominal de origem desconhecida, pacientes com histórico de pólipos intestinais.
No entanto, em excesso, pode causar efeitos adversos devido ao teor de cumarina, um composto presente na especiaria. Em grandes quantidades, também é tóxica para o fígado. Há ainda o risco de interagir com medicamentos anticoagulantes, como a varfarina, e aumentar o risco de sangramento.
A combinação também ajuda no funcionamento do intestino, fazendo a função de laxante. Esse fato, associado à saciedade, faz com que o café com canela seja o queridinho das dietas.
Diminui gases: sim, a canela é ótima também contra gases, desconfortos no intestino, além de tratar a diarreia. Ajuda a ter menos fome: já que a canela também conta com fibras. A canela é bem fácil de incluir na alimentação, viu? Tem em pó ou em pau, e é ideal comer de 1 a 6 gramas por dia, o que dá uma colher de chá.
Quais são os alimentos que fermentam no intestino?
Carnes processadas que contêm trigo, alho, cebola. Carne de boi, carne de frango, carne de pato, ovos, peixe, cordeiro, carne de porco, frutos do mar, tofu, peru. Condimentos que contêm trigo, alho, cebola, ketchup, maionese, mostarda, molho japonês, massa de tomate.
Em altas doses pode causar gastrenterite, hematúria e aborto. Usar cuidadosamente em pessoas com sensibilidade cutânea e de mucosas, pois o aldeído cinâmico presente na canela pode causar dermatite de contato, e o eugenol também presente, pode lesar a mucosa gástrica.
A canela deve ser consumida com moderação por mulheres grávidas. Isso porque ainda não existe uma recomendação sobre a quantidade segura de canela durante a gravidez e porque acredita-se que a ingestão excessiva de canela poderia estimular as contrações do útero e causar o aborto.
Entre as indicações para uma melhor recuperação do intestino inflamado, está a ingestão de comidas leves e de rápida digestão, por provocarem menos irritação ao órgão. Importante salientar também a mastigação adequada, e se alimentar a cada duas horas.
A colite ulcerativa é uma doença intestinal inflamatória crônica em que o intestino grosso (cólon) fica inflamado e ulcerado (com perfuração ou erosão), causando exacerbações (ataques ou crises) de diarreia com sangue, cólicas abdominais e febre.
Quem tem gordura no fígado pode tomar chá de canela?
O consumo do gengibre, do cacau e da canela no chá promove um efeito anti-inflamatório e antioxidante no organismo, impedindo o acúmulo de gordura no fígado e melhorando os níveis das enzimas hepáticas.
Uma meta-análise de 21 estudos clínicos com um total de 1.480 participantes concluiu que a canela também reduziu o índice de massa corporal (IMC) em 0,40 kg/m² e o peso corporal em 0,92 kg.
As contraindicações existem. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não recomenda que gestantes consumam o chá por uma possível relação com abortos, uma vez que a canela estimula o aumento das contrações no útero, o que pode ser um fator de risco pensando na questão abortiva.