Quem tem transtorno bipolar pode engravidar?
Mas, mesmo com o diagnóstico de bipolaridade, é possível engravidar, e é uma situação com a qual nós, médicos, estamos habituados, porque muitas mulheres com o transtorno geram seus próprios filhos", explica Vanessa Flaborea Favaro, diretora dos ambulatórios do IPq-USP (Instituto de Psiquiatria da Universidade de São ...Quais são os transtornos psiquiátricos que mais afetam as gestantes?
As mulheres podem apresentar uma gama de problemas de saúde mental na gravidez e após o nascimento do bebê: depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático, psicose pós-parto, transtorno de pânico e fobias.Como é uma mãe com transtorno bipolar?
Mães com transtorno bipolar frequentemente se sentem culpadas e envergonhadas por não conseguirem atender às expectativas de ser a “mãe perfeita”. Essa autocrítica constante é exacerbada pela natureza imprevisível do transtorno, que causa altos e baixos emocionais que a mãe não pode controlar.Sou bipolar. Qual a chance do meu filho ser também?
Psiquiatra CRM: 62264-SP / RQE: 78546Os estudos realizados com familiares indicam que o risco de um filho desenvolver o TB quando um dos pais é portador situa-se em torno de 25%; quando tanto o pai como a mãe são portadores de TB, a chance de um filho apresentar sintomas de TB situa-se em torno de 75%.
Teaser - Tratamento do transtorno bipolar na gravidez - Prof. Dr. Amaury Cantilino
Qual a expectativa de vida de um bipolar?
Pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos verificou que pessoas diagnosticadas com transtorno bipolar têm expectativa de vida reduzida em até nove anos, comparadas com a população em geral.Quem tem transtorno bipolar pode adotar uma criança?
Não tem possibilidade de realizar uma adoção neste momento, por dívidas realizadas em período de funcionamento maníaco.Como é namorar um bipolar?
Talvez na relação com uma pessoa bipolar, a imprevisibilidade e a inconstância (os altos e baixos), tragam situações de estresse e desgaste a mais, mas também a intensidade com que as pessoas bipolares se entregam nas coisas que fazem podem trazer momentos muito bons e gratificantes na relação.O que mais irrita uma pessoa com transtorno bipolar?
Identifique possíveis gatilhos - alguns fatores podem desencadear ou piorar os sintomas das crises bipolares. Por exemplo: estresse, mudanças na rotina, sono prejudicado, consumo de álcool. Procure observar se há uma situação específica que pareça preditora de uma crise e, se possível, ajude evitá-la.Quem tem transtorno bipolar pode perder a guarda do filho?
A mãe com problemas de ordem psíquica, comprovados por parecer psicológico, diagnosticada como portadora de transtorno bipolar, justifica decisão judicial de concessão da guarda do filho ao pai.É normal surtar na gravidez?
O estresse na gravidez é normal e esperado, pois é um período de mudanças na vida do casal e de muitas tomadas de decisões. Além disso, o organismo da mulher fica sobrecarregado e passa por alterações anatômicas e hormonais que impactam o emocional.Quem toma antidepressivo tem gravidez de risco?
O tempo para a concepção pode ser maior para as mulheres que usam medicamentos antidepressivos, mas os medicamentos não têm impacto nas taxas de nascimento ou risco de aborto, de acordo com uma nova pesquisa financiada pelo National Institutes of Health (NIH).Quem tem distúrbio mental pode engravidar?
Todas as doenças mentais não genéticas – lesões adquiridas antes, durante ou depois do parto – permitem que a pessoa gere filhos saudáveis.Qual remédio para bipolaridade uma grávida pode tomar?
Medicamentos como o Valproato de Sódio e a Carbamazepina podem trazer o risco de uma Espinha Bífida. Este risco situa-se entre 1 a 2%. A lamotrigina é um fármaco mais seguro.É possível herdar bipolaridade?
Causa da doençaA principal causa envolve fatores genéticos, ou seja, há uma hereditariedade importante no transtorno bipolar. Além disso, há outros fatores fisiopatológicos, como é o caso de algumas alterações de neurotransmissores, principalmente serotonina, noradrenalina e dopamina.
O que é bipolaridade gestacional?
O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) envolve a psicose, depressão e mania caracterizado por períodos de bom humor e irritação ou depressão, podendo trazer prejuízos para as relações afetivas.É perigoso viver com uma pessoa bipolar?
Pessoas com transtorno bipolar, caracterizado por fortes oscilações no humor, têm seis vezes mais risco de morrer prematuramente em razão de acidentes, violência e suicídio.Qual é o transtorno mental mais grave?
A esquizofrenia é a principal condição designada como Transtorno Grave e Persistente, não só por ter a maior prevalência entre os distúrbios graves em Saúde Mental (cerca de aproximadamente 1% da população sofre deste transtorno), como também por seu caráter estigmatizante, seu curso longo e persistente, bem como pelo ...Como é um surto de bipolaridade?
Como é o surto de um bipolar? O surto pode acontecer de duas maneiras diferentes. Quando a pessoa entra em um episódio de depressão, tende a evitar as situações sociais, apesar dessa atitude nem sempre ser adotada. Esse período — que pode levar de semanas a anos — tende a ser caracterizado pela profunda tristeza.Quem é bipolar ama?
O Transtorno afetivo bipolar é um distúrbio psiquiátrico complexo. Sua característica mais marcante é a alternância, às vezes súbita, de episódios de depressão com os de euforia (mania e hipomania) e de períodos assintomáticos entre eles.Como deixar uma pessoa bipolar calma?
Dicas para lidar com pessoas bipolares
- Evite discutir, pois esse debate pode desencadear uma crise na pessoa. ...
- Tenha calma ao falar e use um tom de voz adequado. ...
- Procure ser positivo ao conversar com o paciente, principalmente nos episódios depressivos.
- Evite embates, pois será prejudicial para ambos.